O teu guia para o desenvolvimento, construção e sucesso da campanha.
O financiamento colaborativo surge como um farol de esperança, abrindo portas para que sonhos se transformem em realidade. Através dessa modalidade, empreendedores, artistas, ONGs e outros idealizadores conectam-se com uma comunidade engajada de apoiantes/doadores dispostos a investir em seus sonhos.
Mas como garantir o sucesso da sua campanha de financiamento colaborativo e conquistar o apoio necessário para dar vida ao seu projecto/campanha? Este guia completo guiará por cada etapa dessa jornada, desde a concepção da sua ideia até a celebração da conquista.
1. A Semente do Sucesso: A Ideia que Inspira
No coração de toda campanha de crowdfunding de sucesso está uma ideia poderosa, capaz de capturar a atenção e despertar o interesse dos apoiadores. Ela deve ser inovadora, relevante e ter um impacto positivo na vida das pessoas.
Pergunte-se:
- Qual problema a sua campanha ou projecto resolve?
- Que impacto positivo terá na sociedade?
- Por que as pessoas se importarão com ela?
2. A Base Sólida:
Com a sua ideia definida, é hora de construir uma campanha que a apresente de forma clara, convincente e inspiradora. Uma campanha bem elaborada é a chave para conquistar a confiança dos apoiantes/doadores e despertar a vontade de contribuir.
Elementos essenciais:
- Título cativante e descritivo: Desperte a curiosidade e explique brevemente o que o seu projecto se propõe a fazer.
- História envolvente: Conte a história por trás da sua ideia, seus objectivos e sonhos. Conecte-se com os apoiadores em um nível emocional.
- Descrição detalhada do projecto: Apresente o seu projecto de forma clara e concisa, destacando os seus benefícios, etapas de desenvolvimento e plano de acção.
- Orçamento transparente: Seja honesto sobre o quanto precisa e explique como cada centavo será utilizado.
- Mídia visual impactante: Utilize fotos, vídeos e outros recursos visuais de alta qualidade para apresentar seu projecto de forma atraente.
Etapas
1. Construção da campanha
2. 1.1 Definição da meta
4. 1.3 Parte escrita (historia)
5. 2.1 Links
6. consulta aos especialistas
8. Presença digital
9. Construção uma presença digital
10. Uso dos patrocinadores e parceiros nas redes sociais
11. Estratégia de marketing
12. Formação de um comitê de lançamento
13. criação de uma página de pré lançamento
14. Marcas de referência e arrecadação
15. feedback
Construção da campanha
A FundCube oferece muitas oportunidades diferentes para compartilhares a sua campanha. Isso inclui o texto de argumento da campanha, o vídeo de apresentação, a galeria e
muito mais. Para isso só precisa se certificar de tornar cada etapa pessoal, original e única. Contando uma história convincente do porquê é apaixonado pelo seu projecto. Apresenta a ideia de forma que faria com que outras pessoas queiram doar, colocando-se no lugar do público-alvo. Procure ter sempre a opinião de outras pessoas em relação ao texto e vídeo do projecto.
Definição da meta
Ao definires a sua meta, podes considerar uma execução de várias campanhas com menores metas de financiamento para cada etapa do projecto isto porque campanhas mais longas, não significam necessariamente que consigam arrecadar mais dinheiro. Quanto mais longa uma campanha, mais difícil é construir um senso de urgência. Campanhas de 40 dias costumam ser
mais bem-sucedidas. Certifique-se de deixar duas semanas entre o fim da sua campanha e os tempo real que precisa para alcançar os seus fundos.
Parte escrita, conta a sua história
Coloque as informações mais importantes primeiro. Conte uma história convincente e curta. Explique exactamente por que pretendes arrecadar dinheiro. Compartilhe detalhes sobre a equipa, eventos ou pessoas importantes que moldaram o projecto. Conquiste a confiança das pessoas mostrando orçamento específico. A ortografia e a gramática são importantes, invista em rever o texto. Divida o texto longo em combinação com títulos dessa forma não tornas chato o conteúdo e passa a estar mais claro É importante colher fotos das suas recompensas no texto do argumento de venda. Eles adicionam personalidade. Lembre de ter uma pequena imagem, título, e uma breve descrição.
Certifique-se de que a sua imagem seja interessante e relevante para a sua campanha. Essa informação é o que as pessoas verão na FundCube que é a página de destino, e as pessoas devem se sentir motivadas a clicar nela.
LINKS
É importante ter presença digital para que as pessoas se conectem com o projecto e para isso inclua na sua campanha e divulgações os links das suas redes sociais. Como: Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais relacionadas à sua campanha. Campanhas executadas por duas ou mais pessoas normalmente geram 94% dos fundos desejados e mais do que os projectos desenhados apenas por uma pessoa.
Quem é aquele amigo que conhece todo o mundo?
Faça da rede dele a sua, certifica-te que todos os teus contactos funcionam porque as pessoas precisam conhecer e se relacionar com o seu projecto e a sua história. Encontre patrocinadores ou parceiros. Uma óptima maneira de encontrar financiamento antecipado para a sua campanha é criar um impulso nas médias sociais, podes fazer parceria com influenciadores ou celebridades que se interessem com o seu projecto, esta parceria pode oferecer recompensas para as pessoas que fizeram as doações mais altas, As ofertas podem variar de uma oferta de um bilhete para um concerto, uma sessão de fotos, oferta de algum artigo autografado muito mais.
Consulta os especialistas
Como membro da comunidade FundCube, podes beneficiar-se da nossa rede de especialistas em crowdfunding. Entre em contacto connosco e se conecte com as nossas redes sociais.
Revê a nossa secção de perguntas mais frequentes e tira as suas dúvidas. Deixa os seus amigos e familiares saberem sobre a sua campanha antes de entrar no ar. Podes planear um evento de “lançamento parcial”. Incentiva os teus amigos e familiares a contribuírem para a sua campanha assim tens um projecto já com um avanço e as pessoas acreditam mais no teu
projecto. Usa uma média social para construir mistério e intriga antes de a campanha estar no ar. Constrói uma presença digital forte.
Cria uma conta no Twitter e Instagram. Cria uma página do Facebook específica para uma campanha, e identifica a sua conta do Twitter e qualquer outra rede social relevante Usa os seus patrocinadores ou parceiros. Se tem patrocinadores ou parceiros, use todos eles de modo que eles divulguem a sua campanha e marquem as suas redes sociais assim as pessoas se sentem atraídas a fazerem parte do seu projecto e a se conectarem às suas causas.
Planeia a sua estratégia de marketing
Ao planear a sua campanha de marketing faça as seguintes questões:
Como devo espalhar a palavra?
Quem vai ajudar a divulgar o projecto?
Que ações poderei executar offline para atrair contribuições?
As respostas destas questões são as estratégias que podes usar para atingir a meta.
Formar um comitê de lançamento Antes de lançar: Convide 5 a 10 amigos para rever o rascunho Da sua campanha. Peça-lhes que deem feedback sobre o que gostam e o que eles mudariam. Esta acção irá envolver e encorajar os teus amigos e família para ter mais responsabilidade com o seu projecto e compartilharem com mais frequência a sua campanha nas suas redes sociais. Criação de uma página de pré-lançamento Uma página inicial de pré-lançamento irá ajudar a fornecer clientes com interesse no que está por vir, para poderes começar a criar buzz mais cedo. Mais importante, permite coletar endereços de e-mail de pessoas que estão interessadas em aprender mais sobre a sua campanha e quanto maior a sua lista de e-mail, melhores chances de sucesso.
Marcas de referência e arrecadação
Procura arrecadar pelo menos uma contribuição no dia 1. Procura aumentar um terço da sua meta no primeiro quarto da sua campanha. Campanhas de sucesso geralmente aumentam 30% da meta em menos de duas semanas. O financiamento também tende a desacelerar no meio de uma campanha, então é uma boa ideia acompanhar o impulso ao adicionar novas vantagens.
Ouça o feedback
Esteja pronto para receber feedback e fazer mudanças com base no conselho dos mais próximos a si, amigos e família, até porque eles são os seus primeiros contribuidores. Quanto mais envolve se com o público, é mais provável que espalhem a palavra sobre a sua campanha. Divulgando uma palavra Rede interna. Deixe as pessoas entusiasmadas com a sua campanha e faça com que elas se comprometam a espalhar a palavra por meio das várias redes, tanto online quanto offline. Podes levar em consideração dar uma festa de lançamento para ter amigos e familiares entusiasmados com a sua ideia.
Redes sociais: lista de verificação
O email
O e-mail é uma ótima maneira de entrar em contacto diretamente com as pessoas que fazem parte da sua rede. Certifica-te de explicar o projecto de forma sucinta, inclua um link para a sua campanha e convide as pessoas a espalharem a palavra.~
Offline
Espalhar uma palavra para a sua campanha não acontece apenas de forma online. Pense em maneiras de fazer o marketing boca a boca dentro da sua comunidade. Podes também investir nos meios de comunicação locais como a impressa, TV e rádio - são meios que estão sempre interessados em bom conteúdo local, então acredite que a sua campanha é uma história perfeita.
Midia Social
A própria definição de implicações de financiamento colaborativo que envolve o público online, é crucial para ganhar conhecimento, impulso e fundos para a sua campanha. A média social nos seus vários formulários são uma óptima maneira de obter resultados pré-existentes, empolgue a rede e conecte-se com associações e grupos que ainda não conhece. A capacidade de postar e compartilhar fotos e vídeos torna também a média social um maravilhoso meio dinâmico. Lembre que não esta simplesmente a solicitar às pessoas que contribuam com dinheiro - está a convidá-los a colaborar consigo.
Twitter
Use hashtags populares e em alta para aumentar a consciencialização para a sua campanha. Sempre inclua o link da sua campanha, sempre que postar sobre o seu projecto. Peça repostes para ajudar a espalhar a palavra (mesmo para aquelas pessoas que não conhece). Ganhe seguidores seguindo outras pessoas e ativamente procure envolvê-los.
Facebook
Use um pessoal em específico da campanha para enviar actualizações da campanha. Inclua o link da sua campanha sempre que escreveres sobre a campanha. Leve em conta o Feedback das pessoas e envolve-as com perguntas. As pessoas são mais propensas a "Curtir" e “Compartilhar”, não apenas texto, use fotos e vídeos para mostrar recompensas e benefícios que a sua campanha futuramente pode oferecer.
Instagram
Tire fotos a documentar a sua jornada de campanha. Tire fotos de eventos relacionados ao teu projecto. Siga outras pessoas no Instagram que possam estar interessadas no seu projecto ou em trabalhar consigo. Palavras de ‘tag’ que se relacionam com o seu projecto ou com a FundCube. Marque as suas fotos com um link para a sua campanha. Use as fotos para mostrar as suas recompensas e benefícios da sua campanha.
Actualizações
Envolva os colaboradores através de "actualizações" Atualizações são importantes para informar sobre como está a decorrer a sua campanha para quem contribui para ela, desta forma a sua comunidade cresce. Publica atualizações uma ou duas vezes por semana que mostra o progresso da sua campanha (exemplo: 50% da meta alcançado), cria conteúdo em que o seu
público possa estar interessado. Use actualizações e novos benefícios para combater o habitual Campanhas que enviam pelo menos três atualizações levantam 115% mais
dinheiro do que aquelas que não o fazem.
Termino forte Senso de urgência: Quando a sua campanha tem menos de uma semana, crie um senso de urgência, permitindo que a sua comunidade saiba que o tempo está prestes a terminar e precisa de forma urgente de contribuir.